Os municípios da região de Santa Maria estarão com as atenções voltadas, nesta sexta-feira, para o anúncio do resultado de mais uma rodada do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. A expectativa é que a classificação da região, que hoje está na bandeira vermelha, passe para um nível menos rígido.
Boletim estadual registra mais 33 óbitos e outros 2.101 casos de Covid-19
Entre os indicadores avaliados para a definição das bandeiras, está a taxa de ocupação de leitos. Até o final desta tarde, dos 129 leitos de UTI adultos disponíveis na região, 87 estavam ocupados - o que representa 67,4% em utilização. Desse total, 55 (63,2%) são pacientes não-Covid. Outros 29 (33,3%) têm diagnóstico positivo para o coronavírus e três (3,4%) são considerados suspeitos da Covid ou outra síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Quais as principais causas de morte na cidade em 2020
Quanto aos leitos clínicos destinados a pacientes com Covid, dos 328 disponíveis na região, 97 estavam ocupados até o final da tarde de ontem, o que representa uma taxa de ocupação de 29,6%. Já o uso de respiradores em UTI adulto está com uma taxa de 32,6%. Isso porque dos 129 equipamentos disponíveis para esse tipo de leito, 42 estavam em uso.
SANTA MARIA
A média diária de novos casos de coronavírus no município é de 28, de acordo com dados elaborados pelo Observatório de Informações de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A variação indica queda dos casos diários, pois o número de quarta-feira, de média diária de 28 novos casos, é 58,8% menor ao apresentado em 23 de setembro, quando a média era de 68 casos.